Seguidores

domingo, 27 de março de 2011

Melão


Como escolher
Na hora da compra, prefira os frutos com casca firme, cor característica, sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. O aroma da fruta deve estar suave e agradável.
Frutos redondos com casca bege reticulado e polpa de cor alaranjada.
Escolha frutos que não apresentem evidências do talo. A casca deve apresentar o reticulado bem saliente.
Frutos arredondados, com casca enrugada, amarelo intenso, polpa suculenta, branca e levemente esverdeada. Quando maduro ao ser comprimido na extremidade, deve ceder levemente. A polpa não deve estar seca e as sementes se desprendem facilmente.
Frutos redondos, com casca dourado esverdeado, rendilhada de verde. Polpa branco esverdeada, suculenta e doce. Quando maduros, apresentam brilho, casca amarelo e aroma característico.
Frutos alongados e ovais, com casca verde escuro e polpa branco esverdeado.
Frutos redondos, com casca lisa, esbranquiçada e polpa alaranjado. Quando maduros apresentam uma polpa suculenta com sabor delicado, sendo que a casca adquire uma sombra laranja pálida.
É importante conhecer algumas características para identificar melhor as variedades e escolher bem os frutos.
Para sua proteção, independentemente do tipo de melão, compre produtos devidamente etiquetados com selos de marca e indicações de origem, que permitam identificar o tipo de produto, sua origem, bem como os exportadores e importadores.
As etiquetas são um meio privilegiado de comunicação das propriedades e origem do produto com o consumidor.
Se comprar frutas pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade do produto.
Manuseie cuidadosamente qualquer tipo de melão, pois como qualquer fruta é sensível a choques.
Antes de consumir, lave a fruta em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.
Não assuma que as frutas pré-embaladas estão adequadas para o consumo imediato. Esteja seguro de que as mesmas foram bem lavadas. Caso contrário lave novamente.
De uma maneira geral, frutos não maduros totalmente devem ser mantidos na temperatura ambiente e maduros, no refrigerador.
Os melões de longa vida ainda imaturos como o amarelo, orange flesh, pele de sapo, podem durar até uma semana se armazenados em fruteiras, em lugar fresco arejado, ao abrigo de raios solares e embrulhados em papel adequado. Após este período se não forem consumidos, devem ser mantidos na geladeira entre 7,2 e 10°C, por não mais de 7 dias.
Os frutos maduros, se não forem consumidos no dia devem ser mantidos refrigerados nas condições indicadas acima.
Mantenha os cantaloupes não maduros na temperatura ambiente, embrulhados em folhas de papel, de preferência. Estando maduros, consuma imediatamente ou transfira para o refrigerador.
Os melões cantaloupes maduros se não consumidos imediatamente, devem ser armazenados sob refrigeração de 2 a 4°C, em um envoltório plástico de preferência, pois pode absorver facilmente os odores de outros alimentos próximos. Os frutos devem ser consumidos em menos de uma semana para não perder seu alto valor nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário