Seguidores

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pitaya




Na América são conhecidas 39 espécies diferentes de pitaya, com cores, formas e sabores variados. A mais comum entretanto, é a vermelha com polpa branca. A fruta chega a pesar até 1Kg. Pode ser usada como planta ornamental devido à beleza das flores que desabrocham a noite. Já a fruta em si, possui grande poder dentro do meio gastronômico, podendo ser usada para arranjos diversos nos mais diferentes pratos.






É semelhante ao mamão, na hora de comer. É claro que existem várias maneiras de comer uma fruta, mas geralmente parte-se o mamão ao meio, na vertical, retira-se as sementes e com uma colher come-se a polpa. Com a pitaya não é muito diferente: parte-se a fruta ao meio, já que é esférica não há distinções quanto ao sentido, e com uma colher come-se a polpa. O sabor é delicioso, muito leve, mas levando em conta sua apresentação exuberante, espera-se mais. Com a polpa pode se fazer coquetéis exóticos.
A pitaya é rica em vitamina C e as sementes contribuem para o bom funcionamento do estômago e do intestino. A polpa contém uma substância que atua como calmante. Além de tudo, contêm cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário