Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2011

Amarena




 
 
A amarena, cujo nome científico é Prunus Cerasus, é uma variedade de cereja selvagem e ácida, de tamanho um pouco menor que suas irmãs, com casca fina e polpa suculenta, cuja gama de cores vai do vermelho vivo ao vermelho extremamente escuro, quase preto. Quanto mais maduras, mais escuras e doces se tornam. A amarena é uma das progenitoras das cerejas cultivadas hoje em dia, particularmente do tipo “Morello” e “Marasca” (maraschino).
amarenaEm algumas localidades, a amarena também é chamada de cereja montanhesa, cereja ácida ou cereja anã selvagem. Sua árvore pertence à família das rosáceas, tem em média 6 metros, topo arredondado e lindas flores de pétalas brancas que desabrocham na primavera.
Ao contrário da maior parte das cerejas, a amarena, é independente por que se reproduz sozinha (autopolinização). Se adapta facilmente aos mais variados tipos de clima e não demanda muita atenção em cultivo, crescendo também de maneira selvagem. É uma planta amante do sol, mas resiste às baixas temperaturas e à seca. Cresce nos mais variados tipos de solo: férteis ou pobres.

A amarena é originária do Oriente Médio, nas regiões do Cáucaso e Armênia. A história nos mostra que foi trazida para a Europa em 65 A.C. por um general romano chamado Lucullo durante ume expedição militar àquela região. Lucullo era conhecido por seus deliciosos e extravagantes banquetes e, quando conheceu a amarena, se encantou e não pensou duas vezes em levá-la à Roma, plantá-la em seus jardins e servi-la a seus nobres convidados a fim de impressioná-los.
 
árvore amarena
  (árvore de amarena)
 
flor de amarena
    (flor de amarena)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário